Até quando vai a onda de calor? Mapas mostram mais dois dias de temperaturas extremas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

No Sul, formação de novo ciclone extratropical vai favorecer chuvas intensas nos próximos dias

Confirmando as previsões anteriores, o final de semana foi marcado por temperaturas elevadas em todo o Brasil. A chegada da primavera está sendo marcada também pelo tempo muito seco, mas até quando a onda de calor vai favorecer temperaturas extremas? 

Para este início de semana, pelo menos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém o alerta vermelho válido no norte do Paraná, São Paulo, áreas de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.  “Temperaturas  entre 40°C e 43°C ainda poderão ser observadas em Mato Grosso, Goiás e em Mato Grosso do Sul”, acrescenta Climatempo. 

De acordo com os dados do modelo Cosmo, em todas essas áreas as temperaturas máximas podem voltar a bater a casa dos 40ºC entre esta segunda e terça-feira (26). O modelo prevê que a partir de quarta-feira as temperaturas máximas podem começar a cair, mas ainda devem permanecer acima dos 30ºC em todo Centro-Norte do Brasil. 

Segundo a Climatempo, na quinta e na sexta-feira,  com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, causador da onda de calor,  algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer em todas as áreas do Centro-Oeste do país.  Embora sejam pancadas isoladas, de curta duração, vão ajudar a baixar a temperatura e aliviar o calorão. Há risco de fortes pancadas de chuva ao longo desta semana na região Centro-Oeste. 

Veja o mapa de previsão de temperatura máxima nos próximos dias: 

GIF 25-09-2023 10-42-07
Fonte: Inmet 

NOVO CICLONE EXTRATROPICAL

Já para o Sul do Brasil, a semana começa com a previsão de chuva nos três estados. Segundo a Climatempo entre terça e quarta-feira (26) a formação de um novo ciclone extratropical vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região. 

“O Rio Grande do Sul encerrou o inverno e começou a primavera sob influência de vários fatores, e a passagem de uma frente fria neste final de semana, combinada com a circulação de ventos, gerou ainda mais combustível para nuvens ainda mais carregadas”, destaca a consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 40mm e 60mm em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas. Sinaliza ainda que a tendência é que a chuva ganhe intensidade em outras áreas do estado nos próximos dias, mas sem força para avançar para outras regiões do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 25-09-2023 10-54-00
Fonte: Inmet 

Fonte: Notícias Agricolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *