Água com mais frequência: Maio chega com nova rodada de chuvas para o Sul do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Nova frente fria avança pelo oeste do estado gaúcho, deixando toda área em alerta para tempestade nesta 2ª feira

Depois de um final de semana com tempo firme e temperaturas elevadas, o produtor do Sul do Brasil verá as condições mudarem neste início de semana. Uma nova frente fria avança para a região, deixando o estado gaúcho em alerta para tempestade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial da na página do Inmet. 

Os dados da MetSul indicam que a frente fria vai chegar pelo oeste e sul do estado. “Já deve chover em pontos da fronteira com o Uruguai, do Oeste e do Sul gaúcho na primeira metade do dia, especialmente de manhã. Não são descartadas trovoadas em alguns pontos”, afirma a consultoria. 

Segundo as previsões do Inmet, a tendência é que continua chovendo no Rio Grande do Sul durante toda essa semana. O modelo Cosmo prevê o avanço da umidade para Santa Catarina e áreas isoladas do Mato Grosso do Sul e Paraná, mas com volumes mais baixos. 

Após longo período de estiagem ou chuvas abaixo da média no Sul do Brasil, o novo mês também deve trazer mudanças. “Os volumes de chuva devem ficar um pouco acima da média no sul do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná, incluindo as três capitais da região, já que serão influenciadas pela passagem de frentes frias. A chuva fica um pouco abaixo do normal entre o meio-oeste de Santa Catarina e noroeste do Paraná”, complementa a Climatempo.  
 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 01-05-2023 10-33-15
Fonte: Inmet 

Fonte: Notícias Agricolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *