Setor rural teve a maior contribuição para o salto de 1,9% da economia nacional no primeiro trimestre, afirma IBGE
A agropecuária cresceu 21,6% no primeiro trimestre de 2023 e puxou a alta de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto). Foi o melhor desempenho trimestral do setor desde os últimos três meses de 1996, segundo dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (1º).
O ramo é responsável por 8% da economia nacional e foi afetado por problemas climáticos no ano passado, conforme explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais Trimestrais, indicador responsável pela medição do PIB.
“Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária no ano passado, e neste ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano, explica ela.
“Dessa forma, a expansão no primeiro trimestre deste ano vem com uma base de comparação baixa. Isso facilitou uma alta matemática no período. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da agropecuária”, diz Rebeca.
Fonte: R7