Produtos do agronegócio brasileiro, como algodão e etanol, estão se destacando globalmente
O Brasil tem ampliado sua presença nos mercados internacionais, especialmente no setor agropecuário. Em 2020, as exportações do país atingiram aproximadamente US$ 100 bilhões, e em 2022, esse valor aumentou para quase US$ 160 bilhões. No período de 2002 a 2022, as exportações do setor alcançaram US$ 2,1 trilhões, registrando um crescimento anual médio de cerca de 20%. A especialista em investimentos para o segmento agro, Rafaela Debiasi, destaca a notável evolução das exportações, lembrando dos dias em que o Brasil importava uma quantidade significativa de alimentos.
“Este crescimento não apenas gerou riqueza, mas também trouxe reconhecimento e respeito pelo papel vital do Brasil na alimentação mundial”, explica. Segundo Rafaela, ao longo das décadas, o Brasil alcançou a liderança em nove mercados internacionais. Dentre eles, destaca-se o suco de laranja, com quase 80% das importações globais, e a soja, onde o Brasil fornece quase 60% das importações mundiais. “Outros produtos de destaque são açúcar, carne de frango, milho, café, carne bovina, celulose e fumo”, cita.
Produtos do agronegócio brasileiro, como algodão e etanol, estão se destacando globalmente, e há perspectivas promissoras de crescimento em setores como suinocultura, frutas, sucos, hortaliças, castanhas e trigo, de acordo com a especialista Rafaela Debiasi. Ela ressalta que o aumento nas exportações não beneficia apenas o setor agropecuário.
“Ele ajuda a controlar a taxa de câmbio, acumula reservas, gera empregos e oportunidades para a população e, ainda, fortalece os orçamentos governamentais. Além disso, com o Brasil fornecendo alimentos essenciais para o mundo, ele conquista respeito e reconhecimento internacional, consolidando sua posição como um parceiro comercial estratégico”, analisa.
Fonte: Agrolink