Previsão do tempo: Final de semana com chuvas espalhadas por todo Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Chuvas chegam com intensidade e mantém boa parte do país em estado de alerta nesta sexta-feira (5)

O final de semana será marcado por chuvas em boa parte do país. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, dois sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas, sendo eles uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a chegada de uma nova frente fria.

“Este sistema se organizou sobre o centro-norte do Brasil e vai provocar bastante chuva nos próximos dias. Outras nuvens carregadas avançam da Argentina para o Sul do Brasil e Paraguai, associadas a uma nova frente fria”, afirma a consultoria. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém a previsão de chuvas mais expressivas no Centro-Norte do Brasil nas próximas 24 horas. O mapa prevê os maiores acumulados entre o norte de Minas Gerais e Bahia. As duas regiões podem registrar acumulados acima de 60mm. 

Também há previsão de acumulados mais significativos no centro-norte de Goiás e extremo sul do Tocantins. As duas áreas podem registrar chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas horas. O modelo prevê ainda chuvas nas demais áreas do Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 05-11-2021 11-10-00
Fonte: Inmet 

As áreas de instabilidade devem ganhar força e por isso colocam boa parte do Brasil em estado de alerta amarelo e laranja para tempestades e chuvas fortes. O Inmet emitiu alerta laranja válido no Mato Grosso do,  Bahia, áreas do Tocantins, Minas Gerais e Goiás. 

Já na região Sul do Brasil, com o avanço da nova frente fria, a faixa oeste do país fica em alerta amarelo para tempestade nesta sexta-feira (5). O alerta é válido para o Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste do Rio Grande Sul. 

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Fonte: Noticias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *