Áreas com preservação de vegetação nativa em propriedades rurais representam 33% do território do país

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

As áreas com preservação de vegetação nativa nas propriedades rurais do Brasil somam 282,8 milhões de hectares, o equivalente a 33,2% do território brasileiro, de acordo com novos dados da Embrapa Territorial.

O estudo usou informações do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), com números até fevereiro de 2021, e do Censo Agropecuário de 2017 como complemento. As coordenadas geográficas das duas bases de dados foram cruzadas e foram identificados 1,8 milhão de estabelecimento sem o CAR.

“Dispor das coordenadas geográficas de quase 6 milhões de estabelecimentos agropecuários permitiu quantificar, em 2021, quem ainda não se cadastrou no CAR e identificar os padrões de sua repartição territorial”, diz, em nota, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, coordenador da pesquisa.

Com os dados médios de vegetação nativa levantados pelo Censo do IBGE, a Embrapa Territorial estimou em 55,4 milhões de hectares as áreas dedicadas à preservação nos estabelecimentos não registrados no SiCAR, o equivalente a 6,5% do território nacional.

Já as áreas mapeadas pelos produtores no CAR até fevereiro de 2021 e registradas como vegetação nativa chegam a 227,4 milhões hectares, ou 26,7% do Brasil.

De acordo com a análise da Embrapa Territorial, a maioria dos produtores sem registro no CAR está na Amazônia, no semiárido nordestino e em regiões marcadas por agricultura familiar.

Evaristo de Mirando diz que os novos métodos de integração do Censo com o CAR permitem “uma compreensão inédita da territorialidade da agricultura brasileira, de sua produção e de seus serviços ambientais, ao destinar à preservação da vegetação uma área equivalente a um terço do território nacional”.

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *