Publicação foi realizada pela The Nature Conservancy Brasil e Embrapa, em parceria com a Syngenta e apoio da Rede ILPF e Fapcen; saiba como acessar
Atualmente, cerca de 18 milhões de hectares do Cerrado estão degradados ou ocupados com pastagens e cultivos agrícolas. Diante dos dados, a produção sustentável é fundamental para o futuro do planeta.
A importância do bioma, que concentra 55% do total de produção de carne brasileira e 40% do total da produção de grãos, reforça a necessidade de ações para reduzir danos.
Nesta quarta-feira (4), a The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, lançou o Guia de Recuperação de Solos Degradados no Cerrado, projeto com apoio de Syngenta e coautoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede ILPF e Fapcen.
Durante o evento de lançamento do Guia, realizado pelo canal da Embrapa no YouTube, a especialista em conservação e geoprocessamento da TNC, Aline Leão, apresentou os conceitos que o agricultor vai encontrar no guia, já disponível para visualização e download no site da TNC, da Embrapa e da Rede ILPF (clique AQUI).
O documento apresenta alternativas para uma produção mais sustentável no Cerrado, com indicação de possibilidades para a recuperação e manejo de áreas de pastagem que apresentem algum grau de degradação.
“Reunimos informações para auxiliar o agricultor a avaliar o solo, seu estágio de degradação, assim como as melhores técnicas de recuperação e manejo para apoiar os processos de recuperação das pastagens”, explicou Aline Leão. “O que queremos para o futuro é uma paisagem produtiva e sustentável”, concluiu.
Fonte: Ascom TNC Brasil