Bayer e IICA avançam em aliança por agricultores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Modelo de produção agrícola sustentável que beneficie os produtores e suas famílias

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Bayer estão avançando na implementação de uma ambiciosa aliança para beneficiar o setor agroalimentar nas Américas, com impactos positivos em vários campos, incluindo a capacitação de agricultores para reforçar a sustentabilidade. a promoção do comércio agrícola regional e a incorporação de tecnologias digitais, em um esforço conjunto que inclui também projetos educacionais e de recuperação e conservação do solo.

A aliança foi estabelecida pelo Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, e pelo Diretor Global de Cadeias de Valor Alimentar da Divisão de Crop Science da Bayer, Ronald Guendel, que definiu um quadro de ação a ser desenvolvido com foco em assuntos de interesse comum, sobretudo voltados para a inovação, a ciência e a tecnologia.

O resultado deste acordo foi a concretização do CIMAG, o Centro de Interpretação da Agricultura do Amanhã, um espaço educacional e pedagógico que destaca o papel fundamental das novas tecnologias no setor agrícola e que permite ter experiências virtuais de trabalho agrícola e também a colaboração recíproca em questões de sustentabilidade através da disseminação e disseminação de boas práticas com a ferramenta de formação Bayer Crop Science AG (BayG.AP), realizada por meio de plataformas inovadoras com conteúdos especializados que permitem adaptar a produção aos mercados e agregar valor aos produtos, melhorando a cadeia de valor.

O BayG.A.P. representa uma importante contribuição para a segurança alimentar ao promover boas práticas agrícolas em todo o mundo, em benefício dos pequenos produtores, parceiros da cadeia alimentar e consumidores.

O objetivo deste treinamento foi estabelecer e implementar um modelo de produção agrícola sustentável que beneficie os produtores e suas famílias, garantindo a segurança e qualidade dos alimentos, criando novas oportunidades de vinculação dos produtores aos mercados e melhorando o uso dos recursos naturais e as condições de trabalho agrícola.

A proximidade também se manifesta nos esforços para o programa “Solos Vivos das Américas”, uma vez que a Bayer Crop Science se tornou o primeiro parceiro estratégico da iniciativa lançada pelo IICA e pelo professor Rattan Lal, diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC ) para combater a degradação do solo, fenômeno que ameaça a capacidade dos países de atender de forma sustentável à demanda por alimentos.

O anúncio da incorporação da Bayer ao “Living Soils of the Americas” foi feito por Natasha Santos, vice-presidente de Global Stakeholder Strategy & Affairs da Bayer Crop Science, e a contribuição da Bayer se dará por meio do intercâmbio de conhecimentos agronômicos e científicos, estratégias avançadas gestão, cooperação técnica e programas ampliados de treinamento para apoiar a sustentabilidade e a segurança alimentar.

“Como uma empresa científica e agrícola, a Bayer trabalha para oferecer novas inovações e modelos de negócios que ajudam os agricultores a restaurar a saúde do solo e reduzir o impacto ambiental da agricultura. Temos o prazer de ser a primeira entidade privada a aderir à iniciativa “Solos Vivos das Américas” e esperamos trabalhar com o IICA e o Professor Lal na busca de soluções para atender de forma sustentável à demanda por alimentos ”, comentou Natasha Santos.

Por meio da cooperação técnica e em conjunto com governos, organizações internacionais, universidades, setor privado e organizações da sociedade civil, a iniciativa “Solos Vivos das Américas”, uma ampla articulação de esforços públicos e privados, contribuirá para conter os processos de degradação da terra.

O IICA e a Bayer também formam juntos a coalizão conhecida como Aliança Global para Cooperação na Luta contra o Fusarium R4T, que visa conter o avanço da chamada “pandemia da banana” e, a médio e longo prazo, pesquisar e desenvolver soluções .de melhoramento genético.

A cepa tropical raça 4 (TR4) do fungo Fusarium é uma doença para a qual atualmente não há tratamento, que se transmite pelo solo e assola as plantações. É a maior ameaça em mais de meio século a uma cultura que é especialmente importante para as populações vulneráveis.

O IICA e a Sociedade das Américas e o Conselho das Américas, com o apoio da Bayer, organizaram recentemente um debate sobre o futuro dos sistemas agroalimentares no Hemisfério Ocidental, com foco no papel dos agricultores e na recuperação após o Covid-19 pandemia, em evento que contou com a participação de influentes especialistas dos setores público e privado e foi registrado no contexto do processo de debate e busca de consensos que diversos atores vêm realizando antes da Cúpula de Sistemas Alimentares de 2021, convocada pelas Nações Unidas.

“Mesa redonda sobre agricultura e sistemas alimentares: como o comércio internacional pode beneficiar as comunidades rurais e os produtores” foi o título do encontro, que deu continuidade a outro debate organizado recentemente pelo Conselho das Américas e pelo IICA, no qual se discutiu como melhorar o bem-estar, a produtividade, a lucratividade e a sustentabilidade dos agricultores.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *