Em maio último, o diferencial de base MT-SP (diferença entre os valores da arroba entre as duas praças pecuárias) encurtou pelo segundo mês consecutivo e ficou em 4,30%, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Trata-se do menor patamar observado da série histórica do Imea, com início em 2008.
No mês passado, o valor médio da arroba na praça mato-grossense registrou queda de 1,14%, encerrando o período em R$ 297,12, livre de Funrural.
No mesmo período de comparação, o preço da arroba em São Paulo apresentou recuou mais intenso, de 1,99%, terminado o mês a R$ 310,47/@, também livre de impostos.
Segundo o Imea, apesar do aumento na oferta de animais enviados para o abate em maio (acréscimo de 10,55% sobre o volume de abril), “a demanda aquecida dos outros Estados (os envios interestaduais aumentaram 26,51% no comparativo mensal) evitou uma queda de preço ainda maior na praça mato-grossense”.
No entanto, prevê o Imea, ao longo de junho é esperado que o cenário se inverta para as cotações em ambos os Estados, devido ao período de entressafra de boiadas em Mato Grosso, que historicamente registra uma menor oferta de animais, além do movimento aquecidos das exportações mato-grossenses.
Fonte: Pordal DBO.