Agricultura inaugura primeira antena de 5G em área rural do país

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

 Ministério da Agricultura inaugurou nesta terça-feira a primeira antena com conexão 5G em uma área rural do País na fazenda modelo do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), em Rondonópolis (MT). A iniciativa é uma parceria da Tim Brasil com a Nokia e IMAmt, que lançaram o primeiro piloto 5G Standalone (SA). Instalada pela Nokia, a antena permite o sinal de internet em alta velocidade a partir de uma transmissão gerada pela própria estrutura – por isso é chamada de 5G “pura” ou standalone (que se mantém sozinha, na tradução do inglês), segundo nota da Agricultura. O projeto tem apoio também do ConectarAGRO, associação que divulga tecnologias abertas para áreas rurais do País forma pela AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble.

Segundo a Tim Brasil, em outra nota, a tecnologia permitirá o uso de soluções com conexão de “altíssima velocidade e baixa latência” – tempo de resposta. Por meio da antena será possível, por exemplo, que um drone sobrevoe uma plantação e transmita, em tempo real e com alta definição (4K), imagens para um escritório distante do local. Lá, uma equipe técnica, usando óculos de realidade virtual, conseguirá reproduzir as imagens a partir de hologramas, recriando a situação do campo. Além disso, drones, chips, GPS e máquinas agrícolas também poderão enviar informações sobre as condições e saúde de animais ou situação das lavouras.

“Esse leilão [das frequências de operação da nova geração de internet móvel] vai bombar para que essa tecnologia seja democratizada. Com certeza, isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no evento. “É o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro.”

“O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, será um avanço gigantesco”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “O 5G vai fazer o nosso agro crescer 20% a mais, em média, e esse leilão está muito próximo de acontecer”, acrescentou.

O sinal da tecnologia “5G pura” foi acionado pelo presidente Jair Bolsonaro na abertura da Semana das Comunicações, no dia 5 de maio. A primeira antena do modelo está localizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo Faria, até o fim deste ano serão 20 pilotos de 5G em todo o País. Todas as capitais brasileiras devem ter internet 5G até julho do ano que vem. Para a implementação do 5G no Brasil, será realizado leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel.

Fonte: Broadcast

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *