Cenário ocorrerá em meio 2ª safra de milho, além de colheita e desenvolvimento do café e cana-de-açúcar na região
O trimestre (abril, maio e junho) no Brasil tem cerca de 60% de chances de ser de chuvas abaixo da normalidade histórica, segundo previsão climatológica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O cenário ocorrerá em meio à safra de milho safrinha, além de colheita e desenvolvimento do café e da cana-de-açúcar na região, além de outras culturas.
No mapa de previsão probabilística de precipitação divulgado pelo Inmet é possível ver que a faixa Norte do país deverá receber os maiores volumes de chuva no trimestre, como já tem acontecido nas últimas semanas, inclusive com condição acima da normalidade para o período em algumas áreas, como em boa parte das regiões Norte e Nordeste do país.
Na região Centro-Oeste, as chuvas devem ficar praticamente dentro da normalidade em Mato Grosso do Sul, mas terão condição abaixo da normalidade em pontos de Goiás e Mato Grosso. O mesmo segue para o Sudeste, com a maior parte da região tendo a previsão de até 60% de os volumes de precipitação ficarem abaixo da normalidade.
Veja o mapa de previsão probabilística de precipitação em todo o Brasil – abril, maio e junho:
Tirando Mato Grosso do Sul, os outros estados das regiões Centro-Oeste, além dos do Sudeste, devem ver um cenário de chuvas entre 10 e 50 milímetros no trimestre abaixo da média normal.
“Deficiências hídricas de até 60 mm são previstas para abril no Sul de Mato Grosso, Noroeste e Sudeste de Mato Grosso do Sul. Nos meses de maio e junho/2021, tem-se a previsão de deficiência hídrica em grande parte da região Centro-Oeste, exceto sobre o Sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde existe a probabilidade de ocorrer valores de excedentes hídricos de até 30 mm”, destaca o Inmet.
Veja o mapa de previsão de anomalias de precipitação em todo o Brasil – abril, maio e junho:
No Sul, as precipitações previstas para o trimestre também devem ficar abaixo da normalidade, com chances entre 50% e 60% de confirmação do cenário, mas já confirmando uma condição que tem sido registrada nesses primeiros dias do mês de abril de 2021. A maior parte da região Sul do Brasil pode receber até 100 mm de chuva a menos do que seria a média normal dos últimos anos.
“Para o mês de abril/2021, o modelo de previsão do balanço hídrico do Inmet indica valores de déficits hídricos de até 30 mm, sobre o Noroeste do Paraná, enquanto no restante da região são previstos excedentes hídricos. Nos meses de maio e junho/2021, a previsão indica o predomínio de excedente hídrico para o solo em praticamente toda região Sul”, destaca o instituto.
Além de menores volumes de chuva previstos para a faixa Centro-Sul do país, as temperaturas na região também devem ser mais altas nos próximos três meses em comparação com a média histórica, segundo o Inmet. Conforme o mapa abaixo, apenas alguns pontos da região poderão ter temperaturas abaixo da normalidade, mas ainda assim em condição bastante irregular.
Veja o mapa de previsão probabilística de temperatura em todo o Brasil – abril, maio e junho:
Avisos do Inmet nesta terça-feira
A terça-feira será de alertas de chuvas intensas, com perigo, para diversos estados das regiões Norte e Nordeste nesta terça-feira (13), como AP, AM, MA, PA, PI, RR e TO, além de perigo potencial em vários pontos de estados do Brasil com as precipitações intensas, incluindo AC, AL, AP, AM, BA, CE, GO, MA, MT, MS, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RO, RR, SP e TO.
No Sul, tem aviso de chuvas intensas para o extremo Norte do PR, além de ventos costeiros para PR e SC e também declínio de temperatura no PR, SC e RS e SP.
Veja o mapa de alertas em todo o Brasil nas próximas 24 horas:
Fonte: Noticias Agrícolas