Com isso, a empresa vai incorporar mais 62 mil hectares
A Amaggi, um dos maiores grupos de grãos e fibras do país, de propriedade da família do ex-ministro Blairo Maggi, anunciou a compra das operações brasileiras do grupo argentino El Tejar.
Com isso, a gigante brasileira vai incorporar mais 62 mil hectares e elevar sua capacidade de produção em 34%. O valor do negócio, que depende do aval das autoridades regulatórias, não foi divulgado. O grupo argentino produz soja, milho e algodão em 14 propriedades, de oito municípios de Mato Grosso (Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Rondonópolis e Santo Antônio do Leste).
Do total, 34 mil hectares estão em fazendas próprias e 28 mil em lavouras arrendadas. Outros 900 hectares são dedicados ao confinamento de gado. A negociação já se estendia por dois anos. Com a compra a Amaggi vai incorporar estruturas de armazenagem e plantas de beneficiamento de algodão em fazendas próprias.
Com a nova operação o grupo tem por objetivo ampliar sua participação no mercado mundial de soja certificada, com foco na sustentabilidade das lavouras. Atualmente responde por 30% da comercialização global deste tipo de soja.
“Temos a expectativa e o objetivo de entregar ao mercado mundial ainda mais volumes certificados. Esse tipo de produção é zero desmatamento, rastreável e auditada com critérios socioambientais mais rigorosos que a legislação do setor”, disse o presidente da Amaggi, Judiney Carvalho, em nota.
Na safra passada o grupo produziu 564 mil toneladas de soja, 480 mil de algodão e 20 mil de milho. Entre produção própria e de terceiros (a empresa mantém relações comerciais com mais de 6 mil agricultores) vendeu 17,6 milhões de toneladas no país e no exterior. O faturamento é de quase US$ 5 bilhões.
Fonte: Agrolink