Governo vai conceder rodovia entre Mato Grosso e Pará

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Trecho a ser concedido tem 1.067,9 km de extensão

O Ministério da Infraestrutur deu início aos trabalhos para conceder mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais, localizadas em oito estados. O objetivo do governo é repassar as estradas à iniciativa privada até o final de 2022.

Um desses trechos fica entre os municípios de Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, e Marabá, no Pará, com 1.067,9 km de extensão e é uma importante via de escoamento de grãos do nordeste mato-grossense, integrando a região à ferrovia Carajás e permitindo a exportação da produção pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram encomendados pelo Ministério da Infraestrutura à Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e envolvem o levantamento de informações de tráfego, de demanda, de operação, de engenharia, de modelagem econômico-financeira e análise jurídica. Além do trecho em Mato Grosso, também serão contemplados os lotes BR-135/316/MA/PI, BR-163/MS, BR-060/153/262/DF/GO/MG e BR-040/DF/GO/MG.

Durante a reunião, foi apresentada a metodologia e o cronograma de execução das atividades pela EPL e pelo consórcio contratado para auxiliar no trabalho de campo. O ministro cobrou atenção especial para os detalhes do projeto e a importância da celeridade na entrega dos documentos, que foram formatados. “O tempo é curto, por isso o cronograma deve andar muito ajustado”, destacou Tarcísio de Freitas, para quem o projeto é uma prioridade máxima do ministério.

Já o edital para concessão para a iniciativa privada administrar o trecho da BR-163 e da BR-230, entre Sinop e o Porto de Miritituba, que pertence a Itaituba no Pará, com extensão de 970 quilômetros, deve ser publicado no início de março. O projeto já foi aprovado, em dezembro, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O leilão está previsto para junho. As datas, no entanto, ainda não foram definidas. O relatório aprovado pela TCU prevê investimento de aproximadamente R$ 1,9 bilhão, sendo cerca de R$ 624 milhões na manutenção da rodovia, R$ 581 milhões em ampliações/melhorias e aproximadamente R$ 281 milhões na recuperação rodoviária.

Fonte: Agrolink

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