Estados do Brasil avançam no plantio da soja; chuvas beneficiam a semeadura

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão próximos de concluir os trabalhos no campo, o que reflete no progresso da semeadura da soja

O plantio da soja no Brasil avança e já atinge 83,3% das áreas previstas, um ritmo superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando a semeadura estava em 75%. O progresso é notável em estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que estão prestes a concluir os trabalhos de campo. No entanto, o clima continua sendo um fator importante para o desenvolvimento das lavouras, com destaque para as condições de umidade do solo e os desafios que surgem devido à falta de luminosidade.

Um novo cenário

Embora as lavouras de soja tenham enfrentado dificuldades em Mato Grosso no início da temporada, com a falta de chuvas, agora a preocupação é a falta de luz do sol, já que a região tem enfrentado vários dias de tempo nublado. O fator afeta o desenvolvimento das plantas, que dependem de boa luminosidade para um crescimento saudável. Em Goiás e outras partes do Centro-Oeste, o cenário é mais positivo, com boa umidade do solo, o que está ajudando as lavouras a se desenvolverem adequadamente.

O que vem por aí?

Em relação à previsão climática, o cenário é otimista para a soja. O meteorologista Arthur Miller, do Canal Rural, afirmou que, apesar da chuva constante nas regiões de Mato Grosso e Goiás, o clima está contribuindo de forma geral para uma boa produção. A expectativa é de que, após uma breve trégua de chuvas no Nordeste, o clima mais úmido se intensifique novamente em dezembro, com mais frentes frias e corredores de umidade se formando e trazendo chuvas volumosas para várias regiões produtoras.

Fonte: Canal Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *