Cenário tem resultado em pequenas oscilações nos valores
A liquidez voltou a cair no mercado de algodão em pluma nos últimos dias. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, a dificuldade de agentes em acordar preço e/ou aprovar a qualidade dos lotes disponibilizados vem limitando as negociações no mercado spot.
Levantamento do Cepea mostra, ainda, que esse cenário tem resultado em pequenas oscilações nos valores.
Nesta terça-feira (21/5), o indicador Cepea/Esalq do algodão em pluma apontava um preço médio de R$ 3,8189 por libra-peso, queda de 2,67% desde o início de maio.
Do lado vendedor, alguns produtores estão mais flexíveis, por conta da desvalorização externa, especialmente os que buscam liquidar lotes da safra 2022/23 e/ou os que têm necessidade de fazer caixa. Já outros seguem firmes nos preços pedidos e demonstram pouco interesse em realizar novas vendas, dando prioridade aos embarques de contratos a termo.
Quanto aos compradores, as indústrias continuam adquirindo lotes para repor estoques e/ou atender à necessidade imediata muitos relatam fraca demanda pelos manufaturados. Comerciantes também buscam realizar negócios “casados” ou adquirem a pluma para atender pedidos firmados anteriormente.
Fonte: Globo Rural