Instabilidades avançam e garantem sexta-feira chuvosa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Veja a previsão na íntegra

Nesta sexta-feira, um reforço nas instabilidades aumenta as condições de chuvas entre a região Sudeste e Sul do Brasil. Essas instabilidade podem ser na forma de temporais localmente fortes, com volumes variando entre os 20 e 40 mm no decorrer do dia.

O canal de umidade, também deve garantir as chuvas entre o norte do país e a região centro-oeste, minimizando o intenso calor, mas ainda com previsão de temperaturas acima dos 35°C em alguns pontos.

O ramo de instabilidades deve atuar no sul da Bahia, com possibilidade de temporais isolados, bem como no Tocantins. 

As chuvas retornam para o norte do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo que o extremo sul do país segue com o predomínio da massa de ar frio e seco.

Região Norte: Chuvas Irregulares e Altas Temperaturas


Um canal de umidade garante as condições de chuvas no sudoeste da região, como Acre, Rondônia e Amazonas. Mesmo assim, essas instabilidade ocorrem de forma irregular e passageira. Já na metade norte do Pará, extremo norte do Tocantins e Amapá, a condição é de tempo seco. E mesmo com a possibilidade de chuvas, as temperaturas seguem elevadas na maior parte da região.

Região Nordeste: Temporais no sul e oeste da BA.


Áreas de instabilidade devem continuar atuando no sul da região, especialmente no Sul e Oeste Baiano, com possibilidade de até 20 mm nas imediações de Brumado (BA). Apesar disso, as projeções indicam uma intensidade menor do que as registradas no dia anterior, mesmo assim o quadro é positivo para uma redução nas temperaturas elevadas que vinham sendo registradas na região.   Por outro lado, a metade norte do nordeste, ainda segue sob o domínio da massa de ar quente e seco.

Região Centro-Oeste: Mesmo com chuvas, o calor segue forte.


A presença de um corredor de umidade sobre a região garante as condições de chuvas em todos os setores. Contudo, vale ressaltar que, essas instabilidade estão ocorrendo de forma muito irregular e mal distribuídas. As projeções indicam que os maiores volumes devem se concentrar em áreas do sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de Goiás, com previsão de 30 mm em Iguatemi (MS) e até 15 mm em Catalão (GO). Sobre o Mato Grosso, a irregularidade das chuvas será ainda maior. O calor segue forte em todos os setores, mas com destaque para a região do Pantanal, onde os termômetros devem passar dos 35°C.

Região Sudeste: SP, MG e ES na rota dos temporais.


As instabilidades remanescentes da frente fria, ainda garante um dia de chuvas em boa parte da região. Essas chuvas ocorrem na forma de temporais localizados e muito irregulares, mesmo que pontualmente os volumes possam superar os 30 a 40 mm como em Assis (SP) e Itabira (MG). As tempestades também ganham mais intensidade sobre o Espírito Santo, com previsão de 35 mm em Afonso Cláudio. As chuvas podem acontecer a qualquer momento do dia, mas é no período da tarde quando elas têm as maiores chances de ocorrer. Com a maior presença das nuvens e das chuvas, as temperaturas ficam mais agradáveis na metade leste, ao mesmo tempo que ainda faz calor no Noroeste Paulista e triângulo Mineiro.

Região Sul: Reforço nas instabilidades e aquecimento gradual.


Um novo sistema de baixa pressão deverá reforçar as instabilidades na região. As chuvas mais pesadas devem ocorrer no sudoeste do Paraná como em Foz do Iguaçú, Francisco Beltrão, avançando para o oeste Catarinense. No desenrolar do dia, essas instabilidades vão cobrir boa parte da região, avançando até Santa Cruz do Sul (RS), bem como no litoral Catarinense. Os maiores volumes na previsão são para Capanema (PR), São Miguel do Oeste (SC) e Erechim (RS), que variam entre os 20 e 40 mm no decorrer do dia. NO que diz respeito às temperaturas, há uma tendência de aquecimento nesta sexta-feira, mas o amanhecer ainda terá registros amenos na casa do 8 a 10°C, sobretudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *