Dados que comparam o preço do bezerro, boi gordo, milho e soja nos meses de setembro, entre os anos de 2018 e 2023.
O preço do boi gordo foi o principal destaque positivo em setembro de 2023, acumulando alta de quase 20,0% em relação ao valor que encerrou agosto e mostrando, além da recuperação de preço, uma perspectiva mais otimista para os meses finais do ano.
O preço do boi gordo apresentou forte recuperação em setembro, praticamente devolvendo toda a queda observada em agosto.
Contudo, apesar da alta em setembro, comparando o preço médio de setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, o boi gordo acumulou a segunda maior queda entre as commodities acompanhadas pelo Farmnews, desvalorizando menos que o milho, mas, caindo mais que a soja e do bezerro, respectivamente, como revelam os dados da Tabela a seguir.
A Tabela abaixo apresenta os dados médios do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) nos meses de setembro, de 2018 a 2023.
O preço do bezerro em setembro de 2023 ficou 20,9% abaixo da média nominal observada no mesmo período de 2022, a menor diferença entre as commodities agrícolas.
No caso do boi gordo, apesar da recuperação ao longo do ano, como mencionados acima, o valor médio de setembro de 2023 caiu quase 30,0% em relação à média nominal de setembro de 2022.
A soja que foi o destaque negativo de setembro caiu menos que o boi gordo e o milho na base anual de comparação em setembro de 2023, com queda de 21,4% frente ao mesmo período de 2022.
O preço futuro da soja foi pressionado em setembro, alcançando o menor patamar desde a primeira metade de agosto.
Já o milho, apesar da recuperação dentro do mês, caiu 35,0% em setembro de 2023 frente ao mesmo período de 2022. Essa alta no mercado físico do milho já mostra sinais de melhora também no mercado futuro do grão que, apesar de volátil, voltou a mostrar ganho em setembro.
Fonte: Farmnews