Preço do boi gordo, bezerro e a inflação entre julho de 2022 e 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Preço boi gordo, bezerro e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de julho, de 2022 e 2023.

E os dados mostram que o descolamento entre a variação da inflação e o preço do animal pronto para o abate segue aumentando, indicando uma maior queda do mercado pecuário frente ao IGP-M (primeira Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de julho, de 2022 e 2023.

Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)
A variação do preço do boi gordo entre os meses de julho, de 2022 e 2023, ficou negativa em 22,7%, queda maior que a do bezerro (19,4%) e da inflação, medida pelo IGP-M, que caiu 7,7% no período.

Essa maior queda do preço do boi gordo na base anual de comparação, ou seja, entre julho de 2022 e julho de 2023, frente ao indicador de inflação e ao bezerro, reforçam a preocupação do pecuarista com relação ao custo de produção.

Vale destacar inclusive que nos primeiros dias de agosto, a média do preço do boi gordo renovou a mínima de 2023, inclusive alcançando a menor média nominal desde agosto de 2020.

Pois é, o cenário em 2023 segue desafiador, apesar de uma perspectiva melhor de preço para a segunda metade do ano. A expectativa é de um início de reversão no ciclo de baixa de longo prazo a partir de 2024, com uma maior recuperação do preço da reposição e a consequente redução da oferta de vacas para o abate.

Inclusive o preço do bezerro já sinaliza que pode ter encontrado um limite de queda dentro de 2023, o que pode sinalizar uma gradativa melhora de preço. E como sabemos, a reversão do ciclo pecuário começa com a retomada do preço da reposição.

Mas voltando a variação da inflação e do boi gordo, a segunda Figura mostra que a valorização acumulada pelo mercado pecuário desde 2020 já foi superada pela inflação (IGP-M). Na verdade, já faz alguns meses que o boi gordo e o bezerro acumulam perda maior que a inflação quando avaliando um período maior de tempo.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e julho de 2023.

Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

Fonte: Farmnews

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *