Últimos dias do mês apresentarão quedas amenas nas temperaturas no Sul, enquanto intensos temporais continuam no litoral da Bahia
Amplitude térmica, continuação de massa de ar frio continental e aumento das chuvas pelo país devem marcar os últimos dias de abril. De acordo com a Climatempo, pancadas atingem o Estado de São Paulo e no Sul do país as temperaturas devem permanecer baixas, porém não chegam a zero.
A empresa de meteorologia prevê mudança no padrão da circulação dos ventos nos níveis médios da atmosfera, o que vai gerar a formação de nuvens de temporais entre a terça (25) e quinta-feira (27) sobre a Região Sul.
Já nas regiões Norte e Nordeste, o final do mês será marcado pelo excesso de chuva, enquanto na maior parte do Centro-Sul do país os volumes de precipitação estarão baixos devido a uma massa de ar seco que ingressou na última quarta-feira (19), informou o MetSul.
Esse ar seco e frio impede a formação de nuvens no centro-leste e nordeste de toda São Paulo. Entre esta segunda (24) e a terça-feira (25), haverá tempo firme com sol, enquanto o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens com pancadas localizadas noroeste e oeste do estado.
Chuvas intensas
No Sul da Bahia, as chuvas não deram tréguas durante a semana que passou (17 a 23 de abril). O volume de água passou de 200 mm na região de Ilhéus, cidade que registrou grandes enchentes e alagamentos, deixando moradores e turistas ilhados. A previsão do MetSul é que se intensifiquem nos próximos dez dias.
Segundo a meteorologia, a maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) condiciona a uma maior instabilidade próxima da linha do Equador, o que provoca intensa precipitação também no Norte do Brasil.
A chuva será frequente e com altos volumes em Roraima, Amapá, grande parte do Estado do Amazonas, no Norte do Pará, e em áreas mais ao Norte dos Estados do Maranhão e do Piauí.
No Centro-Oeste, os altos volumes de chuva devem acontecer no Mato Grosso. Enquanto no Sudeste, a chuva será irregular.
Nova frente fria à vista
Há indicativo de mudanças mais significativas sobre parte da Região Sul, em especial nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido à formação de outra frente fria, afirmou o MetSul.
Com nuvens carregadas e temporais generalizados, as temperaturas tendem a ficar mais baixas na região pelo excesso de nebulosidade e da entrada da massa de ar gelado, mas sem provocar frio intenso.
Mesmo assim, as manhãs gaúchas começam amenas. Em Porto Alegre, a mínima deve ficar em torno de 16ºC a 17ºC e muitas cidades devem ter mínimas acima dos 15ºC na quarta (26).
Com a massa de ar frio durante o decorrer da semana no país, as condições do tempo oscilam e podem deixar a sensação térmica no estado de São Paulo instável, especialmente na capital.
Para a Climatempo, na sexta-feira (28), a frente fria terá se dissipado ao Espírito Santo. A previsão é que o próximo feriado seja de tempo mais firme e presença de sol na Região Sudeste.
Fonte: O Globo Rural