Chuvas e frente fria mudam condições do tempo no final de abril

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Últimos dias do mês apresentarão quedas amenas nas temperaturas no Sul, enquanto intensos temporais continuam no litoral da Bahia

Amplitude térmica, continuação de massa de ar frio continental e aumento das chuvas pelo país devem marcar os últimos dias de abril. De acordo com a Climatempo, pancadas atingem o Estado de São Paulo e no Sul do país as temperaturas devem permanecer baixas, porém não chegam a zero.

A empresa de meteorologia prevê mudança no padrão da circulação dos ventos nos níveis médios da atmosfera, o que vai gerar a formação de nuvens de temporais entre a terça (25) e quinta-feira (27) sobre a Região Sul.

Já nas regiões Norte e Nordeste, o final do mês será marcado pelo excesso de chuva, enquanto na maior parte do Centro-Sul do país os volumes de precipitação estarão baixos devido a uma massa de ar seco que ingressou na última quarta-feira (19), informou o MetSul.

Esse ar seco e frio impede a formação de nuvens no centro-leste e nordeste de toda São Paulo. Entre esta segunda (24) e a terça-feira (25), haverá tempo firme com sol, enquanto o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens com pancadas localizadas noroeste e oeste do estado.

Chuvas intensas

No Sul da Bahia, as chuvas não deram tréguas durante a semana que passou (17 a 23 de abril). O volume de água passou de 200 mm na região de Ilhéus, cidade que registrou grandes enchentes e alagamentos, deixando moradores e turistas ilhados. A previsão do MetSul é que se intensifiquem nos próximos dez dias.

Segundo a meteorologia, a maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) condiciona a uma maior instabilidade próxima da linha do Equador, o que provoca intensa precipitação também no Norte do Brasil.

A chuva será frequente e com altos volumes em Roraima, Amapá, grande parte do Estado do Amazonas, no Norte do Pará, e em áreas mais ao Norte dos Estados do Maranhão e do Piauí.

No Centro-Oeste, os altos volumes de chuva devem acontecer no Mato Grosso. Enquanto no Sudeste, a chuva será irregular.

Nova frente fria à vista

Há indicativo de mudanças mais significativas sobre parte da Região Sul, em especial nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido à formação de outra frente fria, afirmou o MetSul.

Com nuvens carregadas e temporais generalizados, as temperaturas tendem a ficar mais baixas na região pelo excesso de nebulosidade e da entrada da massa de ar gelado, mas sem provocar frio intenso.

Mesmo assim, as manhãs gaúchas começam amenas. Em Porto Alegre, a mínima deve ficar em torno de 16ºC a 17ºC e muitas cidades devem ter mínimas acima dos 15ºC na quarta (26).

Com a massa de ar frio durante o decorrer da semana no país, as condições do tempo oscilam e podem deixar a sensação térmica no estado de São Paulo instável, especialmente na capital.

Para a Climatempo, na sexta-feira (28), a frente fria terá se dissipado ao Espírito Santo. A previsão é que o próximo feriado seja de tempo mais firme e presença de sol na Região Sudeste.

Fonte: O Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *