Para os próximos dias, há uma certeza no Brasil: vai chover. E a chuva aguardada para esta semana deve se espalhar por diferentes áreas do país.
Esta pensando em adubar seus pastos agora no início das águas, com objetivo de melhorar a capacidade de suporte da sua fazenda e obter maior produção de @/ha? Conheça a excelente opção para ADUBAÇÃO de Pastagens e Culturas em geral . Clique aqui para saber mais!
De acordo com Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, a chuva vai se concentrar de quarta (8) a sexta-feira (10) sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Nesse sentido, ele avisa que ao menos duas áreas precisam ficar atentas a grandes volumes acumulados de água.
“Destaque o sul de Goiás e para Santarém, com previsão de até 80 milímetros”, informa Müller ao citar a cidade do oeste do Pará que irá sediar, nesta quinta-feira (9), a “Abertura Nacional da Colheita da Soja”.
Como indicativo de que a chuva estará concentrada sobre faixas do Norte e do Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, o meteorologista aponta que os maiores acumulados para as próximas 24 horas são esperados para cidades das duas regiões:
- Itacotiara (AM) — 34 mm;
- Córrego Bonito (MS) — 31 mm; e
- Brasil Novo (PA) — 29 mm.
Chuva já marca presença nesta segunda
Para o decorrer desta segunda-feira (7), a chuva também terá vez em pontos espalhados pelo Brasil. Ainda ativa, a zona de convergência intertropical será responsável por instabilidades sobre o norte do Nordeste e do Norte. Além disso, ventos alísios (que são correntes úmidas e que provocam pancadas) irão atuar sobre a costa leste nordestina.
No Centro-Oeste e no Sudeste, o destaque da vez é a presença de um cavado de médios e altos níveis. Müller explica que, associado à umidade proveniente da Amazônia, esse fenômeno vai provocar áreas de instabilidade em ambas as regiões. “E isso vai resultar em pancadas de chuvas no decorrer do dia, com possibilidade de vendavais”, diz o meteorologista.
Impacto do clima no agro
Em relação às atividades de campo, Arthur Müller reforça, mais uma vez, que o excesso ou a falta de chuva impacta diretamente ao menos na atual fase de trabalho de duas das principais culturas agrícolas do país (e do mundo): a soja e o milho.
Dessa forma, o meteorologista avisa que a previsão do tempo para os próximos dias indica os seguintes impactos nas lavouras:
- Soja
As chuvas nos próximos dias podem atrapalhar os trabalhos no campo para o início da colheita na região do Pará.
- Milho 1ª safra
Em Santa Catarina, a tendência de temperaturas mais amenas nos próximas dias podem favorecer a proliferação da cigarrinha do milho.
- Milho 2ª safra
O tempo segue firme na Bahia. E isso contribui para colheita do milho de 1ª safra. Consequentemente, o plantio da 2ª safra do cereal a chamada safrinha não deve atrasar.
Fonte: Canal Rural