Semana pré-Carnaval deve ser chuvosa e com temperaturas em declínio
O destaque da previsão do tempo para essa semana é a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que vai levar chuvas fortes e temporais sobre os três estados da região.
Esta pensando em adubar seus pastos agora no início das águas, com objetivo de melhorar a capacidade de suporte da sua fazenda e obter maior produção de @/ha? Conheça a excelente opção para ADUBAÇÃO de Pastagens e Culturas em geral . Clique aqui para saber mais!
Já nesta terça-feira (14/2), o Rio Grande do Sul fica sob a formação de nuvens bem pesadas, e há risco para temporais com chuva forte acompanhadas de raios e rajadas de vento significativas, aponta a Climatempo.
“A situação é de perigo e a chuva será bastante intensa e poderá acontecer a qualquer hora do dia, com potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra”.
Além das chuvas fortes, o estado gaúcho deve sofrer uma inversão brusca de temperaturas. Depois de dias consecutivos acima dos 38ºC, o frio vai tomar o lugar do calor até o fim de semana.
“As temperaturas mínimas vão oscilar de 9°C a 12°C a partir do sábado (18), decorrente da entrada de uma alta pressão atmosférica na retaguarda da frente fria, trazendo ventos frios do sul do continente”, diz o boletim.
Até o fim de semana, essa frente fria também chega ao Sudeste, leva chuvas fortes e causa o declínio das temperaturas. Willians Bini, meteorologista da Agroclima, afirma que o feriado de Carnaval deve ter temperaturas mais baixas no Sudeste a partir de sábado (18), enquanto no Sul elas já entram em declínio ao longo da semana.
O especialista também destaca o tempo favorável para o processo de colheita da soja na região Centro-Oeste. Em Mato Grosso, a colheita avançou muito nas últimas semanas, atingindo 44%. Enquanto isso, no Brasil, 17%.
Para o Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o padrão de chuvas especialmente na faixa norte do Nordeste, desde o Ceará até o Maranhão. Por outro lado, o tempo seco toma conta do agreste nordestino até o norte de Minas Gerais, onde a semana será de pouca ou nenhuma chuva.
Fonte: Globo Rural