A partir deste último domingo (15/05) a entrada de uma massa de ar polar sobre o território nacional, deu início ao declínio acentuado das temperaturas. O ar frio será impulsionado pelos ventos, associados a um ciclone, sobre a costa do estado gaúcho. Portanto, já no amanhecer desta segunda-feira (16/05) já irá ocorrer formação de geadas em vários pontos do sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas podem ficar próximas dos 3°C na grande região de Bagé, com sensação térmica abaixo de zero, devido aos ventos.
Este comportamento se estende no decorrer da semana. E os indicativos para ocorrência de geadas mostram a possibilidade da formação do fenômeno até em áreas ao sul do Goiás.
Este indicador de geadas, leva em consideração as principais componentes para a formação do fenômeno: baixas temperaturas, umidade, céu limpo, vento calmo e perda radiativa.
Apesar disso, é importante salientar que essas condições são obtidas a partir dos dados de previsão. Sendo assim, mesmo com a forte possibilidade, essa condição pode mudar no decorrer da semana.
Além das culturas de hortifruti, as lavouras de feijão e trigo são as que mais poderão sentir os efeitos do frio intenso. Já as culturas de milho, cana, café e citros também poderão ser atingidas, mas dado o estádio das lavouras, os efeitos podem ser atenuados.
Fonte: AgroLink, adaptadas pela equipe MilkPoint.