O repasse da alta de custos se nota mais claramente na cadeia de lácteos.
Segundo a Embrapa, a média do leite UHT no atacado paulista passou de R$ 4,10 o litro no mês passado, um aumento de 14,3% em relação a março e de 41% em comparação com os valores de abril do ano passado. No caso da muçarela, as variações foram similares: 13,5% em relação a março e de 41% em um ano, para perto dos R$ 30 o quilo.
“Todos os produtos tiveram elevação importante, refletindo a baixa disponibilidade interna de leite”, explicam os economistas da Embrapa em boletim divulgado hoje (5/5). Vale dizer, contudo, que, entre abril e junho, a oferta de leite é naturalmente menor no país por causa entressafra.
Segundo os pesquisadores, a indústria tem forçado os repasses de preços para aliviar a pressão de custos. O leite cru está em patamares mais elevados desde o ano passado, e outros insumos, como energia e embalagens, também subiram. No intervalo de 12 meses até março, o custo de produção subiu 23%, enquanto o preço ao consumidor aumentou 14%, o que apertou margens ao longo da cadeia.
Fonte: Valor Econômico