Previsão: Ar quente e úmido favorece pancadas de chuva em boa parte do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Volumes mais expressivos de chuva são esperados em áreas do Mato Grosso e no Tocantins nesta 4ª feira

A quarta-feira (23) será mais um dia marcado por calor e pancadas de chuvas em boa parte do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo Brasil. “Uma frente fria avança sobre o mar e chega ao litoral de São Paulo nesta quarta-feira. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o extremo  norte do Brasil”, destaca a consultoria. 

Segundo a consultoria, o dia será marcado por períodos de solo e chuvas com chance de raios, sobretudo entre os períodos da tarde e da noite. “Muitas destas pancadas serão fortes e com raios, mas de curta duração e em pequenas áreas Porém, como o solo está encharcado e o nível dos rios está alto em muitas regiões do país, o risco de deslizamento de terra e transbordamento de rios continua alto, mesmo que não chova  muito forte ou por longo período”, acrescenta. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados em áreas do norte e leste do Mato Grosso e oeste do Tocantins nas próximas 24 horas. Os dois estados podem receber volumes entre 20mm e 30mm no período. O excesso de chuva nessas áreas vem impactando a colheita da soja, segundo relato de alguns produtores. 

Ainda na região Central do Brasil, a previsão do Inmmet é bastante semelhante com a Climatempo. O modelo mostra condição de chuva nos demais estados, porém com volumes mais baixos quando se compara com Tocantins e Mato Grosso. 

Para o Sul do país, o modelo mostra a formação de nuvens, mas ainda sem grandes volumes nos três estados. O modelo mostra ainda que a partir de sexta-feira (25), as chuvas voltam com mais intensidade para o Rio Grande do Sul, podendo levar algum alívio para o produtor que há dias sofre com as temperaturas elevadas. A passagem do sistema, no entanto, pode manter o padrão de Verão com certa irregularidade na área de abrangência e também em relação ao volume da chuva. O modelo mostra ainda que o sistema passará rápido, podendo não avançar para Santa Catarina e Paraná.  

“Não há previsão de chuva generalizada, mas a chuva tem potencial para vir em forma de tempestade por vários municípios. Mesmo assim, o sol aparece e as temperaturas conseguem subir. Não há expectativa para a entrada de ar frio na Região, por isso o calor continua”, acrescenta a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão nas próximas 93 horas: 

2302222
Fonte: Inmet 

Fonte: Noticias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *