Na região Sul, massa de ar muito seco impede a formação de nuvens mais carregadas e deixa região em alerta par abaixa umidade
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando a formação de nuvens carregadas no Centro-Norte do Brasil nesta sexta-feira (3). “As nuvens do interior do país se juntam com uma frente fria que está no litoral sul da Bahia”, afirma a previsão da Climatempo.
Ainda de acordo com a consultoria, o dia será marcado por instabilidade, muita nebolusidade e pancadas de chuvas frequentes no Norte e sobre a maioria das áreas do Nordeste, do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores acumulados em áreas de Minas Gerais e da Bahia nas próximas 24 horas. Os dois estados podem receber precipitação de até 50mm no período.
Para o Centro-Oeste, a previsão é de precipitação entre 20mm e 30mm nesta sexta. No Matopiba, além da Bahia, também chove com mais intensidade no Tocantins e no Maranhão. A tendência é que o sistema ganhe intensidade ao longo dia, provocando chuvas ainda mais fortes no Piauí, onde a precipitação pode chegar a 70mm.
No domingo, dia 5, as chuvas começam a diminuir em Minas Gerais, mas o modelo mantém a condição na Bahia e Piauí. Também para domingo, é mantida a previsão de chuvas no Mato Grosso, com precipitação entre 20mm e 40mm.
Já para a região Sul do Brasil, uma massa de ar muito seco continua impedindo a formação de nuvens, deixando a área inclusive em estado de alerta umidade relativa do ar baixa. Segundo a Climatempo, no oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no centro-sul e oeste do Paraná, os níveis ficam entre 21% e 30% nesta sexta.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Noticias Agrícolas